Importância da Amazônia para a estabilidade do clima no mundo

“O fato de a Amazônia ser considerada o pulmão verde do mundo já dá ideia da importância da Amazônia para a sobrevivência humana.

A floresta está distribuída entre Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela e Brasil. Assim, se fosse um país, a Amazônia seria o sexto maior do mundo em território. Ela ocupa 59% do território do Brasil, passando por Acre, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Goiás, Tocantins e Amazonas. O verde responde por 67% de todas as florestas tropicais do planeta Terra.

Os benefícios são imensuráveis. Uma árvore com copa de 10 metros de diâmetro, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, tem capacidade de bombear mais de 300 litros de água para atmosfera.

A umidade que parte da chamada Bacia Amazônica atinge e regula o clima de países como a Argentina e Uruguai, distantes 3.887km e 3.298 km, respectivamente. Por isso, a floresta amazônica é fundamental para impedir o avanço do aquecimento global.

Os efeitos do desmatamento são enfatizados pelos pesquisadores, pois esta atinge níveis recordes desde o início de 2019.

Carlos Nobre, pesquisador do Instituto de Estudos avançados da USP e membro da Rede de Especialistas em conservação da Natureza faz um alerta “ Se passarmos de 20 a 25% de desmatamento, a Amazônia corre risco de se tornar uma savana degradada”
Fonte: https://www.hypeness.com.br/…/por-que-a-amazonia-e-vital-p…/