Tecnologia CRISPR

Você conhece o Crispr? O nome pode parecer um tanto comprido, porém é uma técnica biotecnológica que vem revolucionando a área nos últimos anos. Seu termo provém do inglês e significa Clustered Regularly Interspaced Palindromic Repeat ou em português “Conjunto de Repetições Palindrômicas Curtas Regularmente Espaçadas”.


Sua prática, denominada CRISPR-Cas9, consiste na alteração de sequências de DNA, possibilitando a edição de células vivas tais como plantas, animais, micro-organismos e humanos, ativando e desativando genes, entretanto sua ampla aplicação ainda não fora totalmente desvendada, porém algumas importantes aplicações são tratamento de doenças, criação de plantas mais resistentes à determinados climas e insetos e outros.

A curiosidade é que a técnica for aprimorada para uso prático em 2012, mas “bombou” em 2015 com o auxilio de enzimas presentes no sistema de defesa das bactérias. A técnica do Crispr é citado como chance para um futuro Nobel, na qual a descoberta levou uma possível futura patente de três cientistas no qual duas são mulheres, o projeto foi avaliado em milhões de dólares, entretanto em 2017 um chinês venceu a batalha e ficou com o direitos de uso da utilização do Crispr.

Quer saber mais? Conheça nossas capacitações na área de Biologia Molecular!