Você sabe o que é etanol de segunda geração?

Uma curiosidade é que o Brasil é um dos países destaque na utilização de fontes de energia renováveis, pois 80% da energia elétrica é produzida por usinas hidrelétricas, 80 % da frota de carros possui veículos flex e 20% a 25% do combustível utilizado para transporte é etanol de produção doméstica.

O etanol obtido por meio da palha e o bagaço da cana-de açúcar submetido a fermentação bacteriana no qual converte açúcar em etanol. Este vem tendo crescente produção e pesquisas nos últimos anos. Pesquisas indicam que a produção deste será economicamente viável nos próximos anos (aproximadamente em 2025) se as barreiras agrícolas, industriais e tecnológicas forem rompidas.


Ademais, o biocombustível possui vantagens das quais são o aproveitamento máximo dos subprodutos da cana-de-açúcar (vantagem logística, visto a utilização de insumos já disponíveis em produtores de açúcar e álcool), alta produtividade com aumento de até 50% sem a ampliação do cultivo, possibilidade de produção mesmo em época de escassez, além disso, é uma alternativa sustentável de obtenção de energia em comparação com o petróleo.
Ressalta-se que a tecnologia do etanol de segunda geração é de suma importância para o crescimento da matriz energética brasileira e para a economia global. Em adição o biocombustível nos últimos anos vem sendo produzido em escala industrial por indústrias presentes no Brasil.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente!