Por que fazer uma análise de água completa?

Dentro de uma população é essencial a análise de água, assim como para a indústria e a agricultura, e estas três possuem exigências de qualidade da água tanto para consumo como para outras áreas.  Assim aquilo que estiver na água influencia o tratamento a ser utilizado.

Uma grande preocupação da qualidade da água está relacionado à contaminação por microrganismos provindos de fezes, assim uma análise microbiológica se torna tão importante.

 Ademais, se a água contaminada for utilizada para determinados processos (como produção de alimentos) sem o consenso do proprietário, e este produto iria posteriormente à venda em uma fiscalização o vendedor e o proprietário possivelmente teriam problemas judiciais, e o consumidor desavisado uma intoxicação ou doença.

Contudo, a contaminação não provém somente de microrganismos, ela pode ocorrer também por meio de metais encontrados de forma demasiada ou que nem deviam ser encontrados no ambiente aquático. Um exemplo de um grande incidente foi ocorrido no Japão, conhecido como Desastre de Minamata, que foi um envenenamento causado pela intoxicação de mercúrio presente nas águas de uma baía, incidente causado por uma indústria e 2 milhões de pessoas foram afetadas e suas famílias sentem consequências até hoje, visto que o mercúrio é acumulativo.

Assim, diferentes metais podem causar diferentes problemas, alguns metais que causam danos também são níquel, manganês, potássio, magnésio, ferro e outros. Entretanto uma análise de água com testes físico-químicos auxilia neste controle, para que então as devidas medidas sejam tomadas.

Gostou? Chame a gente! Podemos te ajudar nas análises.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.