Por que evitar alimentos industrializados ?

É fato que os alimentos industrializados estão cada vez mais presentes em nossa rotina, geralmente caótica. A praticidade de se comprar uma lasanha congelada, por exemplo, garante ao consumidor uma refeição rápida para prosseguir com as suas atividades. Entretanto, é diante desse cenário que os malefícios desses tipos de alimentos passam despercebidos.

 Empresas alimentícias utilizam aditivos químicos para garantir cor, aroma, textura e durabilidade aos seus produtos, que segundo a própria ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – podem apresentar riscos de toxicidade ao organismo humano, porém são permitidas em grandes quantidades pela própria legislação brasileira.

É comum a utilização de químicos como o Glutamato Monossódico (MSG), um realçador de sabor, que pode estar associado ao Mal de Alzheimer, Câncer e Parkinson, pelo fato de modificar os neurotransmissores. Além disso, para conferir uma aparência mais atraente aos produtos são utilizados corantes que podem causar alergias, promover hiperatividade e problemas de concentração em crianças. Já para conservar, utilizam-se Ácido Benzoico, Dióxido de Enxofre e Nitratos e Nitritos, podendo provocar alergia, urticária e asma. E para a aumentar a durabilidade do alimento são adicionados estabilizantes, como o Triesterato de Sorbitana, capaz de afetar o sistema digestivo e urinário.

A adição de tais substâncias visa a estimulação do consumidor pelo paladar e, assim, garantir que esse consuma o produto mais vezes. Além disso, em pesquisa publicada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), do Ministério da Saúde, resíduos de agrotóxicos também são encontrados em alimentos industrializados. Logo, o consumo de alimentos industrializados confere riscos e danos à saúde humana, tornando a opção de compra de produtos orgânicos uma forma viável de reduzir essas substâncias no organismo.

Curtiu? Por que não produzir em casa alguns alimentos? Confira os produtos de nossos cursos!

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdK4qvUsGaaCprA_vz2pmBPTxlMLFQv06n547EcS6P4Epw71g/viewform

2 comentários em “Por que evitar alimentos industrializados ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.