Você sabe o que é shelf life? Saiba o porquê de você que produtor de alimentos deve estar atento à isso!

Você sabe o que é shelf life? Saiba porquê de você que produtor de alimentos deve estar atento à isso!

O termo shelf life é a vida de prateleira de um produto, ou seja, o “prazo de validade”, período em que o alimento é seguro para consumo, mantendo características físicas, químicas, sensoriais e funcionais desejados.
De acordo com a ANVISA A Lei n. 8.078, de 11 de setembro de 1990, conhecida popularmente como Código de Defesa do Consumidor (CDC), estabelece que a oferta e apresentação de produtos devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre os prazos de validades.

Além disso, grande parte dos processos de deterioração de alimentos podem estar associadas à ganho ou perda de umidade, temperatura, Ph, luz, oxidação e redução, oxigênio, hidrólise química e interações químicas, pois quando essas não são bem controladas podem alterar as características do produto além de promover um crescimento microbiano. Deste modo, é de suma importância tomar cuidados com tais parâmetros para que o tempo de vida útil não seja prejudicado.

Mas como se determina o tempo de prateleira, ou shelf life de um alimento?
Existem métodos diretos e indiretos, assim:

  • Métodos diretos: O método direto é mais demorado, porém mais preciso , pois nesse os alimentos são submetidos à condições previstas para seu armazenamento e distribuição por certo tempo, assim neste caso seu prazo é determinado com relação as mudanças físicas, químicas e deterioração do alimento,
  • Métodos indiretos: Este método é mais rápido comparado ao direto, porém menos preciso o que pode gerar a necessidade de um ajuste no prazo de validade do alimento quando já estiver em comercialização. Dentre os métodos indiretos estão inclusos métodos de estabilidade acelerada em que o produto é armazenado em temperaturas mais elevadas ou por meio de dados coletados ou modelos preditivos,
    Uma observação é que existem diferentes tipos de estudos de estabilidade, tal como, de estresse, acelerados, longa duração, acompanhamento, uso, microbiológico e outros.
    O prazo de validade começa a contar a partir do momento em que o alimento é preparado ou fabricado e deve ser informado no rótulo dos alimentos embalados observando as terminologias e regras para declaração das datas fixadas na RDC n. 259, de 2002.

E você está dentro das bases legais da ANVISA?
Chame a gente e saiba mais como definir a validade de seus alimentos!
bioproxjr@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.