O futuro “brilhante” das embalagens: conheça a tecnologia OLED

Já ouviu falar das embalagens inteligentes ou smart? Agora essas alcançaram um patamar ainda mais inovador! Relembre o que são essas embalagens no nosso post “Embalagens Ativas para Produtos Perecíveis”. As mais novas embalagens inteligentes começaram a empregar diodos orgânicos emissores de luz, os chamados OLEDs, em inglês organic light-emitting diode.

A tecnologia OLED vem sendo utilizada atualmente em smartphones, TVs, tablets, entre outros eletrônicos, pois consome menos energia, oferece ângulos de visão maiores e mais nítidos, e além dessas características, ainda existem muitas outras vantagens. No entanto, as empresas de eletrônicos não são as únicas a se utilizarem dessa nova tecnologia, muitas empresas de alimentos estão recentemente investindo em embalagens OLED.

As embalagens OLED podem ser utilizadas com diversos propósitos, desde os mais simples até os mais sofisticados. Uma das aplicações mais simples são embalagens utilizadas apenas para atrair a atenção dos consumidores nas prateleiras, emitindo luz, mostrando animações, e etc. Porém, ainda existem aquelas aplicações mais sofisticadas em que, na própria embalagem do alimento, aparecem informações importantes ao consumidor, como por exemplo a temperatura ideal de armazenamento do produto, a tabela nutricional e o mais surpreendente, se aquele produto ainda está ideal para o consumo humano.

Mas como isso acontece?

Esses OLEDs são fontes de luz flexíveis, auto emissoras, e com espessura nanométrica, podendo ser impressa junto com a embalagem e todos os seus componentes eletrônicos, incluindo a bateria. No momento da impressão, as camadas individuais de OLED são aplicadas por meio de cabeçotes de impressão a jato, e ainda são complementados com plásticos de barreira especiais para o isolamento das trilhas condutoras. Já em relação às baterias, essas também são impressas junto à embalagem, e consistem em um sistema de dióxido zinco-manganês, sem a presença de metais pesados, o que permite sua aplicação em embalagens de alimentos e ainda, a sua reciclagem.

Ficou intrigado sobre essas embalagens? Sugerimos um vídeo bem breve com exemplos mais claros para trazer essa inovação mais próxima de você!

Link do vídeo: https://youtu.be/9p-lzZAGdRk

Dúvidas? Entre em contato conosco.

THE FIRST OLED packaging for a bright future. Lead Innovation Blog. Disponível em: https://www.lead-innovation.com/english-blog/the-first-oled-packaging-for-a-bright-future.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.